Bem-Vindos!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Melhores momentos do Projeto FuturÁgua da SABESP


Escolas municipais de Ubatuba participam do Projeto Futurágua da Sabesp

Cerca de 120 alunos dos quartos anos da escola municipal Maria Josefina Giglio Silva, do bairro da Estufa II, irão participar durante este mês de setembro, do projeto Futurágua, realizado pela Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. O primeiro encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, 1, na biblioteca da própria escola.

Esse projeto, de conscientização ecológica, visa o uso racional da água. No primeiro dia de projeto, os funcionários Carlos Roberto de Faria, técnico de atendimento ao cliente, Osmar Osório Soares, técnico de sistema de saneamento e José Carlos da Silva, operador de sistema, que realizam este trabalho voluntariamente, atenderam a duas salas de quartos anos, e realizaram apenas uma pequena palestra com as crianças. A partir do segundo encontro serão realizadas atividades práticas com os alunos, com experiências que abrangem as áreas da química e da física.

Para Carlos Roberto "a água é um bem que se não cuidar vamos ficar sem. É necessária que haja conscientização de todos para que não ocorra desperdício de água." No último encontro, todos os alunos que participaram deste projeto visitarão a Estação de Tratamento de Água de Ubatuba, onde poderão conhecer o processo de tratamento de água, além de assistirem a filmes sobre o assunto em um auditório que está sendo especialmente preparado para receber os alunos e receberem um certificado de multiplicadores das informações sobre a preservação da água no mundo.

O programa é composto por três visitas à escola, onde os monitores da própria Sabesp falam às crianças sobre a importância de preservar a água doce do planeta, que significa apenas 1% de toda a água existente na Terra, e no final as crianças serão levadas a conhecer a ETA - Estação de Tratamento de Água do município.
O projeto

O Futurágua foi desenvolvido por profissionais da Sabesp, especialistas em Educação Sanitária e Ambiental e com assessoria pedagógica. O objetivo deste projeto é formar e transformar crianças de 7 a 10 anos em agentes multiplicadores do uso racional da água e consequentemente, em adultos conscientes na defesa do meio ambiente. O projeto está sendo trabalhado em várias regiões do Estado de São Paulo, inclusive em todo o Litoral Norte.

Em Ubatuba, além da EM Maria Josefina, o projeto Futurágua atuará também nas escolas da rede municipal de Ubatuba Padre José de Anchieta, Altimira Silva Abirached, Olga Ribas de Andrade Gil, Silvino Teixeira Leite, Madre Maria da Glória, Maria da Cruz Barreto, Marina Salete Nepomuceno do Amaral, Nativa Fernandes de Faria, Virgínia Melle da silva Lefréve.As atividades em todas as escolas estão previstas para finalizarem no mês de novembro deste ano.

Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU

Veja as fotos nas atividades desenvolvidos na E. M. Padre José de Anchieta:




































Fonte: http://www.guiadeubatuba.com/noticias/3324/escolas-municipais-de-ubatuba-participam-do-projeto-futuragua-da-sabesp.html
Imagens: Prof. Alfredo

Nenhum comentário: