Bem-Vindos!

sábado, 19 de novembro de 2011

Geometria em Sala de Aula - 4º Ano C

A geometria é, frequentemente, ensinada no quadro negro ou através de livros didáticos. Quando se trata de figuras planas esse método não representa grande dificuldade para o aprendizado da criança. Mas o mesmo não se pode dizer quando se deseja ensinar os elementos da geometria espacial. Portanto, neste material, sugiro a utilização de canudos de refrigerante na montagem de estruturas geométricas, como a mostrada na figura abaixo.

Pode-se ensinar geometria espacial por intermédio da montagem de sólidos, em que a criança recorta um desenho numa folha de cartolina e, através de dobraduras e colagem, monta um sólido geométrico. Porém, a atividade que é proposta aqui, além de possibilitar que a criança construa estruturas e "brinque" com a geometria espacial, torna possível a visualização de alguns elementos que na atividade com cartolina são menos notados. Estes elementos são as arestas e os vértices dos sólidos.

Leia mais sobre o assunto - Clique aqui ->: http://www.facil.webs.com/canudos/canudos.htm

Sólidos geométricos são regiões do espaço limitadas por uma superfície fechada e que contém três dimensões, sendo elas:

  • largura
  • altura
  • comprimento.

Há dois tipos de sólidos geométricos. Poliedros - São todos os sólidos que têm superfícies planas.

Podemos observar três outros conjuntos de sólidos: os prismas, as pirâmides e os outros poliedros. Em alguns poliedros, todas as faces são polígonos regulares geometricamente iguais e emcada um dos seus vértices encontra-se o mesmo número de arestas. A estes poliedros chamamos Poliedros Regulares. Estes são também conhecidos por Sólidos Platónicos.

Não Poliedros - São os sólidos que possuem pelo menos uma superfície curva.




Veja as fotos dos alunos, 4º Ano C, período da manhã, construindo Sólidos Geométricos com palitos de madeira, pedaços de isopor, massinha de modelar e canudinhos de refrigerante:






























2 comentários:

Anônimo disse...

MUITO BOM AS ATIVIDADES MOSTRA QUE O EDUCADOR TEM VARIAS MANEIRAS DE TRANSMITIR UM CONTEÚDO...

Débora Freitas disse...

Excelente trabalho... Parabéns!