Bem-Vindos!

sábado, 5 de março de 2011

Carnaval na Escola - Redescobrindo o Carnaval Antigo e a Alegria

A origem do carnaval

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha.
O entrudo, então, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia. No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais. No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.


Em nossa escola, lembramos antigas marchinhas de carnaval, confeccionamos máscaras, assistimos vídeos sobre carnavais de outros países e, claro, brincamos muito, lógico!

Até fizemos um Bloco, que desfilou pela Escola adentro!!!

A criançada adorou!!!
Os professores e funcionários também!!!

Agradecimentos aos Professores, Pais e
Funcionários que colaboraram conosco!

Veja algumas fotos das atividades do Projeto Carnaval em nossa escola:































































Matemática em Aula de Informática - 4º Ano C

Alunos do 4º Ano C, em aula de Informática, fazem treinamento de cálculo mental na disciplina de matemática.

O cálculo mental nada mais é que uma estratégia para efetuar operações sem a utilização do algoritmo (armação de contas) tradicionalmente estabelecido, isto é, treina-se a velocidade do pensar do aluno, sua concentração na realização de operações matemáticas simples, para depois, em momentos de resolução de problemas de sala de aula e no dia-a-dia, aplicar com segurança, o que se treinou e se assimilou durante as aulas. Através de jogos, brincadeiras e perguntas bem simples, encaminha-se os alunos a raciocinarem matematicamente em operações mais complexas.
A problematização dos conceitos matemáticos encoraja as crianças a levantar hipóteses, propor sugestões, justificar raciocínios e validar suas próprias soluções. Em aulas de informática, com o apoio visual do computador, e orientação do professor de sala e do suporte técnico do monitor
Renato (especializado em informática), tudo ocorre com mais facilidade, garantindo a aprendizagem gradual e eficiente dos alunos.
















Fonte: Adaptação livre de: Maldaner, Anastácia. CÁLCULO MENTAL. Construindo competências. Escola Estadual Professora Celina de Moraes, In: http://www.forummundialeducacao.org/IMG/pdf_CALCULO_MENTAL_-_CONSTRUINDO_COMPETENCIAS.pdf

domingo, 27 de fevereiro de 2011

O ano letivo recomeça - Atividades de Ciências - 4º Ano C - Professor Alfredo



A pirâmide alimentar

O segredo da alimentação balanceada é comer mais vezes durante o dia (de 3 em 3 horas) e em quantidades menores. O prato deve ser colorido, com bastante salada e legumes. Não se esqueça também de beber bastante água.

Para ter uma boa alimentação, precisamos contar com todos os grupos de alimentos, porém, em quantidades diferentes. Para saber a porção ideal de cada tipo de alimento, uma boa indicação é a pirâmide alimentar. Os alimentos mais perto da base da pirâmide devem estar presentes na maior parte das refeições. Os que estão no topo da pirâmide devem ser consumidos moderadamente.

Veja a seguir, as fotos dos alunos do 4º Ano C, em atividade de Ciências, sobre os Alimentação saudável.






















Fonte: http://www4.saudesempreonline.com.br/comum/saudesempre/index?pageName=habitosAlimentacaoPiramideAlimentar