Bem-Vindos!

sábado, 5 de março de 2011

Carnaval na Escola - Redescobrindo o Carnaval Antigo e a Alegria

A origem do carnaval

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha.
O entrudo, então, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia. No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais. No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.


Em nossa escola, lembramos antigas marchinhas de carnaval, confeccionamos máscaras, assistimos vídeos sobre carnavais de outros países e, claro, brincamos muito, lógico!

Até fizemos um Bloco, que desfilou pela Escola adentro!!!

A criançada adorou!!!
Os professores e funcionários também!!!

Agradecimentos aos Professores, Pais e
Funcionários que colaboraram conosco!

Veja algumas fotos das atividades do Projeto Carnaval em nossa escola:































































2 comentários:

Rafael disse...

E ai Alfredo, tudo certo?

Nossa pelo visto o "CARNAVAL" ai foi animado hein??

Nossa tenho muita saudade dessa escola e de todos so professores e funcionários que ai estão e os que não está mais entre nós.

Tempo bom....


Forte abraço ai a todos do ANCHIETA!!!

Rafael Cunha (ex- monitor de informática)

Kal disse...

É isso aí amigo,beleza de carnaval e o mais importante ,não privar as crianças de todo tipo de conhecimento.Parabéns a todos da Escola Anchieta.