Bem-Vindos!

domingo, 28 de junho de 2009

Semana de Avaliações - 2º Bimestre

Nestas últimas semanas de junho, os professores da E. M. Padre José de Anchieta realizaram as suas avaliações bimestrais individuais, onde os alunos são submetidos às "provas" sobre os assuntos desenvolvidos durante o 2º Bimestre deste ano letivo.

É fundamental frisar que as avaliações individuais são muito importantes para a conferência do potencial de estudo, concentração e desenvolvimento da aprendizagem das crianças frente ao raciocínio lógico, entendimento de textos e enunciados propostos. Fatores básicos para a vida em sociedade.

Além deste tipo de conferência avaliativa, os alunos também são avaliados em nível global, isto é, são apresentadas situações-problema e de análise, opiniões, comentários, exercícios, trabalhos em grupos e o repensar sobre o que se aprendeu, sobre notícias do cotidiano em geral, publicados na mídia, aspectos de suas vidas e de seu entorno, além de como interagem com os seus colegas e suas famílias diante do que conseguiu absorver na busca de conhecimentos.

E quando os alunos não vão bem nas provas? E as notas são importantes?

Sim, obviamente. Mas a nota não é tudo. É apenas um dos elementos do processo de avaliação. Nota não pode ser vista como simples forma de medida do que se aprendeu - é como se ela fosse uma imagem do momento em que o aluno realiza determinada avaliação. Bom momento equivale a uma boa concentração durante às aulas, bom registro em seus candernos de anotações de matéria e interesse pelo que foi ensinado. E mau momento, quando algo está dando errado - ou com o aluno, ou com o professor, ou até com os pais em seus lares. Uma coisa reflete na outra.

Assim, a nota deve ser utilizada como instrumento de autoavaliação para todos (alunos, professores e pais). Alunos precisam tentar melhorar sua dedicação aos estudos; os professores necessitam reestruturar suas aulas, sua forma de falar e expor os itens trabalhados; e os pais também fazendo sua parte.

Portanto, alunos e educadores são avaliados. Logo, a participação dos pais também, pois o reforço positivo (elogios, perguntas sobre o que aprendeu, se está tudo bem na escola, etc.) feitos a uma criança pelos pais são essenciais, e observados e constatados diariamente nas aulas.

Concluindo, quanto mais se participa da vida dos alunos, melhor! Amar, estimular, elogiar são as formas básicas para pais e professores alcançarem juntos seus objetivos. E a escola, lógico, agradece muito!

Professor Alfredo.

Veja as fotos dos alunos do 4º Ano C, em momento de avaliação individual:










Nenhum comentário: