Bem-Vindos!

domingo, 28 de junho de 2009

Campanha - Saco é um saco!



Você sabia que 1,5 milhão de sacolas plásticas são consumidas a cada dia pelos brasileiros?

Sacos, saquinhos, sacolas e sacolinhas plásticas. Nós os recebemos todas as vezes que vamos às compras: na farmácia, na padaria, no supermercado. Pode parecer que são de graça, por que são distribuídas à vontade…

Errado! Todos pagam por eles: recursos naturais como petróleo e água são usados para sua fabricação, energia é consumida, e, quando as descartamos, elas ajudam a obstruir pontos de drenagem de chuvas - causando enchentes -, poluem cidades e matas, podem ser ingeridos por animais e permanecem no meio ambiente por séculos.

Entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacos e sacolas plásticas são consumidas por ano no mundo. A sua sacolinha pode parecer inofensiva, mas todas esses sacos e sacolinhas juntos são um perigo para a natureza.

A campanha Saco é um Saco quer chamar a atenção dos brasileiros para o consumo exagerado de sacolas plásticas.

Sacolas plásticas ajudam a impermeabilizar o solo de aterros e lixões, são a causa da morte de milhares de animais, entopem bueiros ajudando a causar enchentes, e sujam as cidades, matas, rios e oceanos.

Todo mundo usa sacolas plásticas como saco de lixo. Tudo bem. Mas tem gente que pega muito mais do que precisa. Cada brasileiro consome em média 66 sacolas plásticas por mês. Se na sua casa são 4 pessoas, vocês, juntos, consomem mais ou menos 264 sacolas por mês! Ninguém precisa disso tudo para o lixo.

Muitos países baniram as sacolas plásticas de seu dia-a-dia. No Brasil, queremos alcançar a redução do consumo de sacolas através da conscientização do cidadão, para que faça parte desse movimento mundial de respeito ao meio ambiente.

Diminuir o consumo de sacolas plásticas, adotar uma sacola retornável ou outra alternativa é uma atitude típica do consumidor consciente. Reduzir o consumo de sacolas plásticas é só o começo de uma sociedade mais sustentável.

Filmes da campanha

Saco é um saco, isso a gente já sabe!

O que vocês talvez ainda não tenham visto são os filmes da campanha Saco é um saco!

O Júnior, do Afroreggae, cedeu sua imagem e seu jeito descolado para a campanha, informando através de um discurso simples os impactos das sacolas plásticas e a importância de reduzir e recusar, sempre que possível. Agradecemos a parceria do Afroreggae e já estamos agendando novas ações juntos!




video

Já o filme “Ciclos” mostra de maneira cinematográfia, mas muito real, o que acontece quando não paramos para pensar no impacto de nossas ações: a sacolinha plástica jogada displicentemente pela janela do ônibus ajuda a entupir bueiros e agravar as enchentes. O homem ilhado em cima do ônibus sofre as consequências de seus próprios atos. Bom para pensar!

video

Agradecemos também a Viação Campo Belo, que cedeu o ônibus para a turma da produção inundar!

E aí, o que acharam dos filmes?? Clique no link abaixo e mandem seus comentários!!

Em breve teremos um espaço no blog para postar os vídeos dos internautas também! Façam seus próprios vídeos, mostrando o impacto das sacolinhas ou soluções criativas para diminuir o consumo, e mandem pra gente!

Saco é um saco. Pra cidade, pro planeta, pro futuro e pra você!

Fonte: http://mma.gov.br/blogs/sacoplastico/2009/06/21/saco_e_um_saco/

Nenhum comentário: