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sexta-feira, 29 de agosto de 2008

E.M. Padre José de Anchieta adota merenda self-service

Estudantes se servem na E.M. Padre José de Anchieta


A E.M. Padre José de Anchieta adotou o sistema self-service na merenda escolar. De acordo com as informações iniciais obtidas, o desperdício de alimentos diminuiu bastante com a nova forma de merendar, adotada há quase dois meses. E tudo teve início numa discussão no HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), visando um trabalho de conscientização do momento de se alimentar na escola. E isso foi sendo concretizado com o apoio dos professores, cozinha e dos próprios alunos. Agora elas se servem sozinhas, pegam apenas a quantidade que vão comer. Se em algum momento exageram, isso é corrigido por elas mesmas no dia seguinte. Como é sabido por todos, comida de mais faz mal e provoca o incomodo que todos nós conhecemos. E quando as crianças colocam mais comida que o necessário, a ação de ter que jogar o restante fora é comentado por todos a volta, o que vai disciplinando o processo em seu dia-a-dia.

Os professores, direção, funcionários e cozinha decidiram iniciar os trabalhos com o Ciclo I - 1ªs e 2ªs séries - e os resultados foram expressivos. As crianças passaram a se servir, e as outras, as que não tinham o hábito de merendar, passaram a participar também. O mesmo está ocorrendo com o Ciclo II - 3ªs e 4ªs séries.

Brevemente estaremos divulgando o resultado de uma pesquisa que comprovará o aumento no consumo da merenda escolar e a diminuição do desperdício de alimentos.

Entre as vantagens do projeto, está aproximação e a socialização dos alunos. A quebra do preconceito de que as crianças se atrapalhariam na hora de se servir é algo bem relevante, e, quem sabe, logo estarão utilizando garfos e facas, que poderão ser sem pontas, para evitar qualquer acidente. O espaço e as mesas, com o tempo, vão estar adaptados, com certeza. Estas poderão ser as próximas etapas dessa iniciativa tão importante para a vida das crianças.
Parabéns a todos! PS é a nota do Self-Servive do Anchieta!




















sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Alunos da E.M. Padre José de Anchieta na Formatura do PROERD - 2008



PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

É um programa de caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar, junto aos alunos do 5º ano que encontram-se na faixa etária de 09 a 12 anos de idade e dos adolescentes do 7º ano, na faixa etária de 12 a 14 anos de idade. O programa é aplicado nas escolas da rede de ensino público e privado, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem em nossas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania.

O PROERD também oferece um curso especifico à família, é desenvolvido em 5 (cinco) encontros, uma vez por semana, durante 2 (duas) horas. Tem como objetivo capacitar os pais a ajudarem os seus filhos a fazerem escolhas positivas. São discutidas informações relacionadas com fatores de risco e proteção, rede de apoio, resolução de conflitos, técnicas de comunicação, entre outros.










































sábado, 9 de agosto de 2008

Projeto Criação com Sucata - Fase I - 4ª Série B

O uso de materiais de sucata - papelão, garrafas Pet, embalagens, caixinhas, frascos, etc. - possibilita desenvolver estruturas de cognição fundamentais para que as crianças desenvolvam sua autonomia e adquira potencialidades de se tornar agente ativo no seu próprio processo de construção de conhecimentos, inserindo-se no mundo de sua própria subjetividade. Além de ficar bonito e super criativo!

Fonte: http://www.profjoaobeauclair.net/visualizar.php?idt=244298


Maquete de Casinha - Mariana


Chama Olímpica - Vinicius, Luan, Pedro Guilherme, Renzo e Wallace


Vários Objetos - Gabriel, Jonathan, John e Brumo


Vai-e-Vem - Wallace e Vinicius


Detalhe do Vai-e-Vem


Arma "laser" - Renzo


Barquinho - Jonas


Objeto em Construção - Guilherme


Objeto em Construção - Bruno


Carrinhos - Wallace e Luan


Outro objeto - Pedro Guilherme


Vulcões - Jonathan


Carrinho - Euller


Pintando um Carrinho - Jonas


Objeto em Construção - Jonas Góis

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Projeto - 3º Bimestre - 2008 - 4ª Série B



Alunos da 4ª série B, período da manhã, sala 15, professor Alfredo.

A linguagem, a expressão verbal e os pensamentos serão trabalhados através de categorias de palavras, frases, situações e construções textuais.

O que, aparentemente, é uma compartimentação de idéias, torna-se uma confluência nas produções de texto e na expressão oral dos alunos.

A ortografia e gramática são trabalhadas no momento em que os alunos consultam o dicionário e pesquisam o sentido da palavra que querem utilizar.

O objetivo básico é que os alunos partam de palavras conhecidas e as escrevam em fichas para categorizá-las nas caixas apresentadas. Logo, estarão reconhecendo tanto a classificação e a formação de palavras e frases, indispensáveis para a elaboração de pequenos textos e produções mais estruturadas.

O reconhecimento de tipos de textos - poéticos, informativos, bilhetes, propagansas, cartas, receitas e literários - assim como expressões de outras disciplinas, só são possíveis de serem dominados e empregados, com certa tranquilidade e consciência, na medida em que a verbalização comum a esta faixa de idade seja comentada e classificada visualmente e, através da escrita e leitura - palavras, frases, textos - e da reflexão sobre em que caixa, ou categoria, cada uma se encaixa, passará, então, de fato, a serem inseridas em seu cotidiano.

A apropriação e o exercício da leitura, da escrita e do entendimento ficam mais próximos da vida dos alunos quando esses percebem, aos poucos, que cada detalhe de uma construção textual vai sendo assimilado em seu conjunto no momento em que se imagina e se transcreva para o papel as idéias criadas.

Assim, pensar, fazer e reconstruir tudo novamente (correção e auto-correção), por meio de exercicíos e jogos de criação, permitem, gradativamente, o desenvolvimento da aprendizagem e o avanço na compreensão do que se faz, do que se diz e do que se escreve no dia-a-dia escolar e também em sua vida, no lar, e em diversos ambientes sociais.