Bem-Vindos!

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Projeto - 3º Bimestre - 2008 - 4ª Série B



Alunos da 4ª série B, período da manhã, sala 15, professor Alfredo.

A linguagem, a expressão verbal e os pensamentos serão trabalhados através de categorias de palavras, frases, situações e construções textuais.

O que, aparentemente, é uma compartimentação de idéias, torna-se uma confluência nas produções de texto e na expressão oral dos alunos.

A ortografia e gramática são trabalhadas no momento em que os alunos consultam o dicionário e pesquisam o sentido da palavra que querem utilizar.

O objetivo básico é que os alunos partam de palavras conhecidas e as escrevam em fichas para categorizá-las nas caixas apresentadas. Logo, estarão reconhecendo tanto a classificação e a formação de palavras e frases, indispensáveis para a elaboração de pequenos textos e produções mais estruturadas.

O reconhecimento de tipos de textos - poéticos, informativos, bilhetes, propagansas, cartas, receitas e literários - assim como expressões de outras disciplinas, só são possíveis de serem dominados e empregados, com certa tranquilidade e consciência, na medida em que a verbalização comum a esta faixa de idade seja comentada e classificada visualmente e, através da escrita e leitura - palavras, frases, textos - e da reflexão sobre em que caixa, ou categoria, cada uma se encaixa, passará, então, de fato, a serem inseridas em seu cotidiano.

A apropriação e o exercício da leitura, da escrita e do entendimento ficam mais próximos da vida dos alunos quando esses percebem, aos poucos, que cada detalhe de uma construção textual vai sendo assimilado em seu conjunto no momento em que se imagina e se transcreva para o papel as idéias criadas.

Assim, pensar, fazer e reconstruir tudo novamente (correção e auto-correção), por meio de exercicíos e jogos de criação, permitem, gradativamente, o desenvolvimento da aprendizagem e o avanço na compreensão do que se faz, do que se diz e do que se escreve no dia-a-dia escolar e também em sua vida, no lar, e em diversos ambientes sociais.














Nenhum comentário: