Bem-Vindos!

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

E.M. Padre José de Anchieta adota merenda self-service

Estudantes se servem na E.M. Padre José de Anchieta


A E.M. Padre José de Anchieta adotou o sistema self-service na merenda escolar. De acordo com as informações iniciais obtidas, o desperdício de alimentos diminuiu bastante com a nova forma de merendar, adotada há quase dois meses. E tudo teve início numa discussão no HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), visando um trabalho de conscientização do momento de se alimentar na escola. E isso foi sendo concretizado com o apoio dos professores, cozinha e dos próprios alunos. Agora elas se servem sozinhas, pegam apenas a quantidade que vão comer. Se em algum momento exageram, isso é corrigido por elas mesmas no dia seguinte. Como é sabido por todos, comida de mais faz mal e provoca o incomodo que todos nós conhecemos. E quando as crianças colocam mais comida que o necessário, a ação de ter que jogar o restante fora é comentado por todos a volta, o que vai disciplinando o processo em seu dia-a-dia.

Os professores, direção, funcionários e cozinha decidiram iniciar os trabalhos com o Ciclo I - 1ªs e 2ªs séries - e os resultados foram expressivos. As crianças passaram a se servir, e as outras, as que não tinham o hábito de merendar, passaram a participar também. O mesmo está ocorrendo com o Ciclo II - 3ªs e 4ªs séries.

Brevemente estaremos divulgando o resultado de uma pesquisa que comprovará o aumento no consumo da merenda escolar e a diminuição do desperdício de alimentos.

Entre as vantagens do projeto, está aproximação e a socialização dos alunos. A quebra do preconceito de que as crianças se atrapalhariam na hora de se servir é algo bem relevante, e, quem sabe, logo estarão utilizando garfos e facas, que poderão ser sem pontas, para evitar qualquer acidente. O espaço e as mesas, com o tempo, vão estar adaptados, com certeza. Estas poderão ser as próximas etapas dessa iniciativa tão importante para a vida das crianças.
Parabéns a todos! PS é a nota do Self-Servive do Anchieta!




















Nenhum comentário: