Bem-Vindos!

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Alunos dos 5ºs Anos vão ao Cinema para assistir ao filme "Projeto UbatubaSat - Uma Jornada de Conhecimento"


O documentário Projeto UbatubaSat - Uma Jornada de Conhecimento - narra a história de um projeto de educação científica de uma escola pública da cidade de Ubatuba, em São Paulo, idealizado por um professor de matemática apaixonado pela área de ciências. A ideia surgiu após a leitura de uma reportagem sobre a viabilidade da construção de satélites em uma revista nacional. Com o apoio do colégio e de parceiros, não demorou muito para que os os alunos da escola "Presidente Tancredo de Almeida Neves" estivessem envolvidos na construção do protótipo.
Conhecida pela sua beleza natural e inúmeras praias exuberantes, Ubatuba é uma cidade turística, onde em geral, os mais de 70 mil habitantes vivem de atividades econômicas ligadas à pesca ou desenvolvidas para a temporada. Neste cenário, o Projeto UbatubaSat é único e inovador por envolver uma unidade de ensino público e apresentar uma proposta nunca antes desenvolvida com alunos tão jovens.
Além da trajetória da concepção e montagem do satélite, o filme mostra as visitas do grupo de estudantes à Nasa e à interorbital, nos Estados Unidos, e à cidade de Nagoya, no Japão, onde tiveram um artigo científico aceito pelo maior congresso aeroespacial do país.
Com o objetivo inicial de despertar a curiosidade pela ciência e tecnologia, a proposta do projeto UbatubaSat acabou indo além da sala de aula, transcendendo as limitações e mostrando que é possível estimular desde cedo os estudantes colocando eles em contato direto com o que só se aprende em teoria.

Mais informações sobre o documentário você encontra neste website: ubatubasat.com

FICHA TÉCNICA
Produtora Responsável: Explore Mídia
Direção: Daniela Gross
Direção de Fotografia: David Mottershead
Produção: Daniela Gross
Produção Executiva: Camila Marujo
Consultoria: Alessandra Noll
Edição: David Mottershead & Daniela Gross
Imagens: David Mottershead & Daniela Gross
Imagens I Semana de Astronomia Astronáutica: cedidas por Sávio Cardoso
Patrocínio: Petrobras e Comtur - Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba
Apoio: Prefeitura Municipal de Ubatuba, Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba e Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves.













Fonte: http://vimeo.com/87390575

Nenhum comentário: