Bem-Vindos!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Vídeo de Apresentação para implantação do Projeto Político Pedagógico na Vila Santa Maria, da cidade de Itapeva-SP

A construção do Projeto Político Pedagógico (Textos e Música)

Festa do Sorvete 2008 - Danças, Músicas e Poesias e Coreografias!!!


















Modelo - Autorização para Uso de Imagens - Anchieta 2008

AUTORIZAÇÃO PARA VEICULAÇÃO DE IMAGENS / DEPOIMENTOS


Eu, ____________________________________________, portador do RG nº ___________________,
Autorizo a publicação de imagens e depoimentos de meu (minha)filho (a) ______________________, que serão utilizadas para a publicação na Internet, no Site/Blogger - www.anchietaevoce.blogspot.com e www.think.com - da E.M. Padre José de Anchieta (Ent. Mant. Prefeitura Municipal de Ubatuba, FUNCIONAMENTO: PARECER CEE N.º 265/82, Reconhecida por Port. n.º 21/85 do C. E. E. - Pb. DO 01/11/85, RUA AMAZONAS, 595 - SUMARÉ - FONE: 0xx12 3832-7310), ou informativo impresso oficial da Escola, para fins didáticos e pedagógicos, de pesquisa e divulgação de conhecimentos e de rotinas desenvolvidas nesta Unidade Escolar, sem quaisquer ônus e restrições.

Ubatuba, ___ de _________ de 200__.
Assinatura do Responsável Legal: _____________________________


Opiniões de Professoras sobre Blogs na Aula de Educação Física

"PIÁ NA ROÇA" - Rede Globo - HORTA ESCOLAR



Primeira reportagem sobre o projeto " PIÁ NA ROÇA" ALFABETIZAÇÃO ECOLOGICA - PROFESSOR DIMAS DE MELLO BRAGA - 0 presente projeto propõe a continuidade na formação da horta e pomar nos espaços improdutivos da escola, a transformação dos quintais e terrenos ociosos da comunidade em áreas de produção de alimentos. Abriu debate sobre questões ambientais atuais como Biodiversidade e Sustentabilidade. Pretende-se expor os passos para a formação de hortas e pomares bem como, a conscientização com relação ao lixo, desperdício, reciclagem, preservação dos mananciais e o consumo sustentável...
Durante a execução do projeto no qual a participação dos alunos acontece em horário normal econtra turno, são construídas situações práticas para que os mesmos vivenciem e interiorizem a conscientização ecológica através do paisagismo pedagógico (horta, pomar de frutas nativas e tradicionais; jardinagem, terrário, minhocário, compostagem, plantas medicinais, arborização do bairro, etc...).
Durante o ano letivo são realizados passeios ao Centro de Estudos de Solos da UFPR, ao Museu do Lixo, aterro sanitário da Caximba, áreas de invasão, mananciais e etc... Todos os passeios são registrados através de fotografias e relatórios escritos... É importante deixar claro que além de transformar terrenos ociosos e cheios de lixo em fonte de alimentação para as famílias carentes da comunidade; estamos conseguindo mudar o "preconceito intelectual" de que trabalhar com terra é apenas força braçal. Atualmente o projeto PIÁ NA ROÇA é carro chefe do Projeto Político Pedagógico da escola: Cidadania.
Outro ponto importantíssimo desse projeto: professor e sua equipe de alunos vão às casas e terrenos da comunidade, limpam e prepararam a terra para as hortas (Prof. Itinerante). Os alunos estão aprendendo que trabalhar numa horta é produzir alimentos para uma vida mais saudável, que fazer compostagem é reaproveitar restos de alimentos para adubar hortas, jardins e evitar o desperdício, que os restos das próprias hortaliças servem para o composto e as sementes são guardadas para posterior plantio, que eles cuidarão da terra, das outras pessoas e de si mesmos, que fazer uma horta em sua casa é uma atitude para uma vida com mais qualidade, ecologicamente sustentável, economicamente viável e culturalmente aceita. Com isso são valorizados em suas famílias como agentes produtores de alimentos e capazes de compartilhar em casa o que estão aprendendo na escola, além de conteúdos, atitudes como liderança, solidariedade, companheirismo, hábitos de higiene, alimentação saudável, senso crítico ao consumismo e ao desperdício. A horta da escola tornou-se um laboratório(sementeiro) onde as mudas são transplantadas para a idéia principal do"Piá na Roça", ou seja: - Uma horta em cada quintal da comunidade. (Lembra da horta da vovó!?). Tornou-se hábito a visita e participação diária dos pais na escola, trocando experiências para que possam produzir sua própria horta, promovendo a melhoria da qualidade de suas vidas, com alimentos naturalmente saudáveis, ambientalmente corretos, socialmente justo e deliciosamente puros.